A universalidade do pecado e da culpa
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.[Romanos 3.20]
Nada afasta mais as pessoas de Cristo que a incapacidade de enxergar o quanto elas necessitam dele, ou a má vontade em admitir essa necessidade.
É este princípio simples e impopular que está por trás de Romanos 1.18-3.20.
Paulo demonstra a universalidade do pecado e da culpa dividindo a humanidade em vários grupos e acusando cada um deles. Ele mostra que todos os grupos falharam em viver de acordo com o nível de conhecimento que cada um deles tinha. Em vez disso, eles deliberadamente o suprimiram e até mesmo o negaram. Portanto, eles são culpados e indesculpáveis.
Ninguém pode alegar inocência, porque ninguém pode alegar ignorância.
Paulo retrata os seguintes grupos:
1. A corrupta sociedade gentílica com sua idolatria, imoralidade e comportamento antissocial (1.18-32).
2. Os moralistas críticos (gentios ou judeus) que defendiam padrões éticos elevados, aplicando-os a todos, exceto a si mesmos (2.1-16).
3. Os judeus arrogantes que se gloriavam de seu conhecimento da lei de Deus, mas não lhe obedeciam (2.17-3.8).
4. Por fim, Paulo inclui toda a raça humana e chega à conclusão que todos nós somos culpados e indesculpáveis diante de Deus (3.9-20).
A mensagem de Paulo conduz sempre ao mesmo ponto: “Que toda boca se cale” e que o mundo inteiro “esteja sob o juízo de Deus” (3.19).
Como podemos responder a esta terrível exposição do pecado humano feita por Paulo?
Não podemos simplesmente mudar de assunto e falar da necessidade de se desenvolver uma boa autoestima, ou culpar nossos genes, nossa educação ou nossa cultura pelo nosso comportamento.
Precisamos aceitar o diagnóstico divino sobre a nossa condição e aceitar também que somos responsáveis por ela.Só então estaremos prontos para entender a explicação de Paulo em Romanos 3.21 sobre a provisão de Deus através da cruz de Cristo para a nossa salvação.
Para saber mais: Romanos 3.9-31.
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