quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Hoje tem culto!

Hoje às 19:30 tem culto na Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Riacho das Almas em frente ao PETI.

NÃO PERCA É HOJE!

ESPERAMOS POR VOCÊ!

Palavra de Deus para sua meditação

Gênesis 32:22-32

22 Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.
23 Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,
24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.
30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.
31 Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.
32 Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril.

Mensagem para reflexão

UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais (João 8:10-11)

O Senhor Jesus é bom, e não ‘bonzinho’. Os apóstolos em um momento de irritação teriam mandado fogo do céu sobre os obstinados pecadores, mas o Mestre lhes censurou por tal ideia ridícula (Lucas 9:54).

Pedro, o confiante porém desleal discípulo, não esperava nada além de uma merecida e severa reprovação da parte do Senhor por sua infidelidade. Mas o que recebeu foi a mais gentil e inacreditável das reprimendas: “Simão, filho de Jonas, amas-me?… Apascenta as minhas ovelhas”(João 21:16).

A mulher do versículo acima era uma pecadora, mas Ele se dirigiu a ela de maneira delicada e encorajadora. Seus acusadores a tinham humilhado ao máximo pela exposição pública dela, e provavelmente lhe diziam coisas horríveis, mas o Senhor disse apenas: “Nem eu também te condeno”. “Caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias” (1 Crônicas 21:13).

Será que podemos inferir que o Senhor ignora o pecado?
Absolutamente não! Sua encarnação, Seu sangue – Belém e no Calvário – provam exatamente o contrário! Antes que a culpa de alguém pudesse ser retirada, Ele teve de descer de Seu trono de glória para agonizar em um madeiro amaldiçoado. Essa palavra do Senhor Jesus foi uma palavra de encorajamento para aqueles que já se arrependeram de seus pecados.

Talvez você seja o maior dos pecadores ou o maior dos desviados. Da mesma maneira que uma pessoa falida tem medo de examinar seus livros contábeis, talvez você tenha medo de examinar seu coração.

A consciência e as lembranças de inúmeros pecados podem lhe condenar, mas o Senhor Jesus sempre tem uma palavra gentil para você: “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.

Extraído Devocional Boa Semente

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Você é nosso(a) convidado(a) especial!

Você está convidado(a) para amanhã participar às 19:30 do culto na Igreja do Evangelho Quadrangular na Vila do Rangel.

NÃO PERCA!

Palavra de Deus para sua meditação

Isaías – Capítulo 61

1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;   
2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;   
3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.   
4 E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações.   
5 E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.   
6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.   
7 Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.   
8 Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno.   
9 E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor.   
10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias.   
11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.   

Mensagem para reflexão

A CHAVE QUE ABRE AS CADEIAS

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;” (Isaías 61.1).

Cristo sem a menor dúvida é o Grande Libertador. A profecia de Isaías que embasa este texto mostra que antes de Jesus assumir a imagem do homem e vir em carne a terra, Ele já havia recebido do Seu Pai uma unção especial derramada pelo Espirito Santo com a finalidade, dentre outras coisas, de proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisão aos presos. E Jesus desenvolveu este ministério com abundante graça.

Não houve sequer uma pessoa presa pelo pecado, pelo mundo ou pelo diabo que se encontrando com Jesus não tenha sido liberta. Libertas da culpa, do engano, das opressões diabólicas, dos espíritos que traziam enfermidades, etc. os judeus esperavam um rei libertador que quebrasse o jugo romano que pesava-lhes sobre os ombros, mas Jesus era o REI LIBERTADOR que lhes tirou um fardo muito mais pesado que o fardo de Roma.

Com seu poder e com seus sermões vigorosos Jesus abriu inúmeras prisões e cadeias. Ele obteve êxito total nesta missão de sublime importância. Por cerca de três anos e meio ele não cessou de arrancar pessoas de suas algemas e moléstias, mas por fim Ele retornou ao céu.

Mas a ida de Jesus ao céu, não foi marcada pelo fim das prisões entre os habitantes do mundo da sua época, muitas pessoas que não haviam se encontrado com Jesus permaneceram oprimidas e carentes de libertação, por isso, antes de ser recebido no céu, Jesus teve o devido cuidado de passar às mãos dos seus servos a chave com a qual Ele tantas vezes abrira as prisões.

Hoje ainda muitos povos em todo o mundo são oprimidos pelo mesmo inimigo que atormentava e aprisionava as pessoas a quem Jesus libertou: satanás. E a chave que abre as prisões e algemas dessa gente está nas mãos da igreja. Nós que servimos a Deus não podemos ignorar essa verdade e ficar reprimidos e sem foco enquanto multidões morrem todos os dias presas por satanás. Se nós já dispomos da chave e se sabemos que podemos e devemos usar, resta-nos nos posicionarmos como servos e soldados de Jesus diante das multidões que perecem a cada hora que passa. Precisamos ser ativos e corrermos com perseverança e rapidez em direção às prisões onde satanás mantem as almas presas.

Provérbio 24.11 nos pinta um quadro triste que retrata bem o que temos falado até aqui: “Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança!” esse texto nos faz pensar na imagem de uma pessoa algemada sendo tirada de uma cela de prisão e sendo levada pelo algoz para o lugar onde será decapitada.

Como Igreja de Deus, somos o único povo da terra que possui a chave que abre as prisões dessas pessoas. O texto de Provérbios nos fala de modo imperativo, não é uma opção, nem algo que pode ser deixado para depois. É urgente e é crucial e disso depende a vida eterna de muita gente. Talvez alguém ouse dizer que o texto de Isaías 61.1 trate apenas da unção e do papel messiânico de Jesus na história da salvação. Mas é justamente ai que reside grandeza desse texto.

O texto em foco nos mostra que o Pai e o Espírito capacitaram Jesus, o Filho para fazer essa obra libertadora na terra, mas após sua ressurreição, Jesus apareceu aos doze e lhes disse isso: “(…) Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio. E com isso, soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo” . O evangelista João nos informa que Jesus falou que estava enviando os doze do mesmo jeito que o Pai O tinha enviando, isto é, com a mesma missão de libertar aos homens com a chave do evangelho.

Marcos diz em seu evangelho o seguinte sobre o inicio do ministério de Jesus: “Depois de João ser preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho”. Jesus pregava o evangelho e com esse evangelho Ele abria as prisões de satanás e trazia as pessoas para fora, agora era a vez dos discípulos, depois as igrejas se espalharam pelo mundo todo do primeiro século e o evangelho continuava a abrir as prisões, hoje Deus conta com você e comigo para continuarmos a abrir as prisões dos cativos.

Ser negligente na obra da evangelização do mundo atual não é apenas uma forma de demonstrar ingratidão pelo que Jesus já nos fez, é antes de tudo um serviço feito ao próprio diabo. Se não nos apressarmos em abrir as prisões, as almas perecerão nas garras do diabo e culpa disso será tão nossa quanto do diabo. Sim, seremos tão culpados quanto o diabo se deixarmos de pregar o evangelho da libertação e da salvação.

Há um símbolo criado pelos seguidores da Nova Era que representa o choro de Lúcifer pelas almas ainda não conquistadas, eu pergunto, onde está o choro das igrejas pelos perdidos? Onde está o empenho, o serviço, a busca pelos que ainda não foram alcançados pela salvação de Deus?

É tempo de despertarmos. É tempo de nos apressarmos, é tempo de agirmos!


Autoria: Rosivaldo Silva Santos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Agenda da semana

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - RIACHO DAS ALMAS

QUINTA-FEIRA DIA 30-10 ÀS 19:30 - CULTO.
DOMINGO DIA 02-11 ÀS 17:00 - CULTO DE SANTA CEIA DO SENHOR.


************************************************************************************

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - VILA DO RANGEL

TERÇA-FEIRA DIA 28-10 - G.M.H VAI SUBIR AO MONTE.
QUARTA-FEIRA DIA 29-10 ÀS 19:30 - CULTO.
SEXTA-FEIRA DIA 31-10 ÀS 19:30 - CULTO NOS LARES, CÉLULA MASCULINA E A CÉLULA FEMININA NA CASA DA IRMÃ ALEXSANDRA EM RIACHO.
DOMINGO DIA 02-10 ÀS 19:30 - CULTO DE SANTA CEIA DO SENHOR.

Palavra de Deus para sua meditação

Lamentações – Capítulo 3

1 Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus.
2 Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz.
3 Deveras ele volveu contra mim a mão, de contínuo, todo o dia.
4 Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, despedaçou os meus ossos.
5 Edificou contra mim e me cercou de veneno e de dor.
6 Fez-me habitar em lugares tenebrosos, como os que estão mortos para sempre.
7 Cercou-me de um muro, e já não posso sair; agravou-me com grilhões de bronze.
8 Ainda quando clamo e grito, ele não admite a minha oração.
9 Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.
10 Fez-se-me como urso à espreita, um leão de emboscada.
11 Desviou os meus caminhos e me fez em pedaços; deixou-me assolado.
12 Entesou o seu arco e me pôs como alvo à flecha.
13 Fez que me entrassem no coração as flechas da sua aljava.
14 Fui feito objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção, todo o dia.
15 Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto.
16 Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza.
17 Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem.
18 Então, disse eu: já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no SENHOR.
19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.
20 Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.
21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.
27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele;
29 ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.
30 Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta.
31 O Senhor não rejeitará para sempre;
32 pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias;
33 porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
34 Pisar debaixo dos pés a todos os presos da terra,
35 perverter o direito do homem perante o Altíssimo,
36 subverter ao homem no seu pleito, não o veria o Senhor?
37 Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
38 Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?
39 Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.
40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR.
41 Levantemos o coração, juntamente com as mãos, para Deus nos céus, dizendo:
42 Nós prevaricamos e fomos rebeldes, e tu não nos perdoaste.
43 Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; e sem piedade nos mataste.
44 De nuvens te encobriste para que não passe a nossa oração.
45 Como cisco e refugo nos puseste no meio dos povos.
46 Todos os nossos inimigos abriram contra nós a boca.
47 Sobre nós vieram o temor e a cova, a assolação e a ruína.
48 Dos meus olhos se derramam torrentes de águas, por causa da destruição da filha do meu povo.
49 Os meus olhos choram, não cessam, e não há descanso,
50 até que o SENHOR atenda e veja lá do céu.
51 Os meus olhos entristecem a minha alma, por causa de todas as filhas da minha cidade.
52 Caçaram-me, como se eu fosse ave, os que sem motivo são meus inimigos.
53 Para me destruírem, lançaram-me na cova e atiraram pedras sobre mim.
54 Águas correram sobre a minha cabeça; então, disse: estou perdido!
55 Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome.
56 Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor.
57 De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.
58 Pleiteaste, Senhor, a causa da minha alma, remiste a minha vida.
59 Viste, SENHOR, a injustiça que me fizeram; julga a minha causa.
60 Viste a sua vingança toda, todos os seus pensamentos contra mim.
61 Ouviste as suas afrontas, SENHOR, todos os seus pensamentos contra mim;
62 as acusações dos meus adversários e o seu murmurar contra mim, o dia todo.
63 Observa-os quando se assentam e quando se levantam; eu sou objeto da sua canção.
64 Tu lhes darás a paga, SENHOR, segundo a obra das suas mãos.
65 Tu lhes darás cegueira de coração, a tua maldição imporás sobre eles.
66 Na tua ira, os perseguirás, e eles serão eliminados de debaixo dos céus do SENHOR.

Mensagem para reflexão

FÉ, A FORÇA QUE NOS TRAZ ESPERANÇA

“Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.” –Lamentações 3:2

Não é necessário esconder-se quando precisa de ajuda, admitir que careça de um apoio, de uma palavra, de um reforço, não é defeito para ninguém, isto apenas demonstra que existe humildade dentro de nós em reconhecermos nossa imperfeição, isto, nos faz entender que há em nós uma fissura que necessita ser preenchida, e que, precisamos de alguém que nos estenda a mão, que nos ofereça de um ombro amigo.

A necessidade é algo que acontece com todas as pessoas, todos nós em algum tempo temos falta de alguma coisa, muitas vezes sentimos um vazio, uma sede e não sabemos como resolver ou saciá-la, por mais que tenhamos tudo, este algo faltante é fundamental para preencher esta lacuna, e, enquanto não encontramos viveremos em sua dependência para ser completos.

Muitas vezes, apenas uma palavra vale mais que fortuna, um abraço pode curar feridas profundas, um sorriso é como um colírio para nossas almas, um aperto de mão tem muito mais conforto que uma mansão, ouvir de alguém a simples frase “você pode vencer” ou “você vai conseguir” em determinadas ocasiões tem muito mais valor que inúmeros troféus.

Isto porque, há no ser humano um espaço que nada que custa dinheiro ou que proceda de nós mesmos ou da nossa criatividade consegue resolver, pelo simples fato de sermos feitos pelas mãos de alguém que nunca se contaminou pelas coisas que se refere ao homem. Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmeaMarcos 10:6

Daí o por quê; Então, essa espécie de lago existente em nosso ser, só pode ser preenchido com as coisas que possuem a essências do nosso criador, por mais que venhamos inventar subterfúgios, sempre haverá em nós um espaço que irá necessitar daquilo que seja fluente da virtude de Deus.

E, todos os gestos de afeição e dignidade que possamos demonstrar, provem do caráter do nosso Criador, Ele que é o bom, até o seu filho nos disse isto. E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18, quem poderá dizer algo bom para alguém se estas palavras não forem vindas de Deus? Quando acolhemos alguém em nossos braços é porque fluíram em nós a singeleza e a generosidade oriundas dos céus.

Tudo de precioso que possamos liberar aqui na terra foi porque antes houve a permissão de Deus para que isto acontecesse. Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, I Timóteo 2:3

Quando liberamos uma palavra de vitória na vida de alguém é porque Deus já determinou que a pessoa vencesse, o que dissemos foi tão somente para conscientiza-la que, o que ela deseja já está disponível, basta tão somente ela tomar posse. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou, Atos 9:34
.
Então, se prestarmos bem a atenção, uma pessoa que esteja possuída pelo mal jamais irá liberar a vitória de alguém, pelo contrario ela fará de tudo para reter, a inveja irá sucumbi-la de um jeito, que esta perderá o amor pela sua própria vida, e sua mente torna-se dominada pela escuridão que a leva a pensar; eu não tenho porque outros terão? Nela a essência que fluiu são trevas, e as trevas ofusca a vida, suja alma, aprisiona o espirito e mata o corpo.Porque, O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10,

Tudo que é honesto e justo é fundamental para as nossas vidas e para a vidas de outros, isto provém de Deus, são efeitos que reflete a amabilidade de Deus para conosco. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8, agindo assim estaremos permitindo que Cristo seja visto em nós.

Então, fazermos o que é correto é uma qualidade que denuncia a presença de Deus em nossas vidas, independente do retorno da pessoa beneficiada, Porque nossa conduta não esta relacionada com o que recebemos de outros, mas, da avaliação de Deus quanto a nós. Isto é como brasas que acende a chama da nossa fé nos proporcionado forças que nos traz a esperança que Deus nos dará a recompensa merecida.

É Esta recompensa que almejamos é um dia vivermos perto Dele. Então, hoje, como mensageira do Senhor, Eu venho liberar a vitória que você necessita, em nome de Jesus.

Pra Elza Carvalho.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Hoje tam culto!

Hoje às 19:30 tem culto na Igreja do Evangelho Quadrangular da Vila do Rangel.

É HOJE NÃO PERCA!

Palavra de Deus para sua meditação

Salmos – Capítulo 105

1 Dai graças ao Senhor; invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos.   
2 Cantai-lhe, cantai-lhe louvores; falai de todas as suas maravilhas.   
3 Gloriai-vos no seu santo nome; regozije-se o coração daqueles que buscam ao Senhor.   
4 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.   
5 Lembrai-vos das maravilhas que ele tem feito, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca,   
6 vós, descendência de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.   
7 Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.   
8 Lembra-se perpetuamente do seu pacto, da palavra que ordenou para mil gerações;   
9 do pacto que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque;   
10 o qual ele confirmou a Jacó por estatuto, e a Israel por pacto eterno,   
11 dizendo: A ti darei a terra de Canaã, como porção da vossa herança.   
12 Quando eles eram ainda poucos em número, de pouca importância, e forasteiros nela,   
13 andando de nação em nação, dum reino para outro povo,   
14 não permitiu que ninguém os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:   
15 Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.   
16 Chamou a fome sobre a terra; retirou-lhes todo o sustento do pão.   
17 Enviou adiante deles um varão; José foi vendido como escravo;   
18 feriram-lhe os pés com grilhões; puseram-no a ferro,   
19 até o tempo em que a sua palavra se cumpriu; a palavra do Senhor o provou.   
20 O rei mandou, e fez soltá-lo; o governador dos povos o libertou.   
21 Fê-lo senhor da sua casa, e governador de toda a sua fazenda,   
22 para, a seu gosto, dar ordens aos príncipes, e ensinar aos anciãos a sabedoria.   
23 Então Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão.   
24 E o Senhor multiplicou sobremodo o seu povo, e o fez mais poderoso do que os seus inimigos.   
25 Mudou o coração destes para que odiassem o seu povo, e tratassem astutamente aos seus servos.   
26 Enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera,   
27 os quais executaram entre eles os seus sinais e prodígios na terra de Cão.   
28 Mandou à escuridão que a escurecesse; e foram rebeldes à sua palavra.   
29 Converteu-lhes as águas em sangue, e fez morrer os seus peixes.   
30 A terra deles produziu rãs em abundância, até nas câmaras dos seus reis.   
31 Ele falou, e vieram enxames de moscas em todo o seu têrmo.   
32 Deu-lhes saraiva por chuva, e fogo abrasador na sua terra.   
33 Feriu-lhes também as vinhas e os figueirais, e quebrou as árvores da sua terra.   
34 Ele falou, e vieram gafanhotos, e pulgões em quantidade inumerável,   
35 que comeram toda a erva da sua terra, e devoraram o fruto dos seus campos.   
36 Feriu também todos os primogênitos da terra deles, as primícias de toda a sua força.   
37 E fez sair os israelitas com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia quem tropeçasse.   
38 O Egito alegrou-se quando eles saíram, porque o temor deles o dominara.   
39 Estendeu uma nuvem para os cobrir, e um fogo para os alumiar de noite.   
40 Eles pediram, e ele fez vir codornizes, e os saciou com pão do céu.   
41 Fendeu a rocha, e dela brotaram águas, que correram pelos lugares áridos como um rio.   
42 Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo.   
43 Fez sair com alegria o seu povo, e com cânticos de júbilo os seus escolhidos.   
44 Deu-lhes as terras das nações, e eles herdaram o fruto do trabalho dos povos,   
45 para que guardassem os seus preceitos, e observassem as suas leis. Louvai ao Senhor.

Mensagem para reflexão

ACENDA SUAS CANDEIAS

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.(Sl 119:105)

Amados, existe uma frase que diz que “ninguém é insubstituível”. E no reino de Deus isso também é uma verdade, não existe pessoa que não possa ser substituída, nem instituição ou mesma uma igreja que que não possa ser removida.
Olha o que diz o Senhor a igreja de Éfeso: Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.(Ap 2:5).

Infelizmente tem muita gente “brincando com Deus”. Nosso Deus é soberano e sua palavra não volta vazia. A palavra de Deus diz que “antes que a lâmpada se apagasse”, Deus chamou Samuel. Irmãos, isto significa de uma forma espiritual que Deus nunca deixa que a lâmpada do templo se apague.

O Senhor sempre chama pessoas que não apaguem Seu Espírito (1 TS 5:19). O Senhor chama pessoas que valorizem sua presença, que temam a Ele, que obedeçam a sua voz. Deus chama pessoas que queiram servir a Ele, em espírito e em verdade (Jo 4:24). Hoje nós somos o “TEMPLO DO ESPÍRITO”, nosso corpo é o SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO, que provém de Deus, por isso devemos estar sempre com nossas candeias acesas.

Mas para que as candeias fiquem acesas é necessário “azeite puro”, ou seja, uma vida de santidade na “unção de Deus”.

Os Filhos de Eli já haviam desprezado a unção de Deus e mal sabiam o que era viver em santidade, quando se prostituiram. Toda prostituição e impureza impedem que sejamos usados “como o Senhor deseja”. (1 Cor 6:13-18-19). Eli também deixou que a lâmpada de Deus se apagasse em sua vida, quando desobedeçeu a Deus. Diz a palavra de Deus: “Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos são a tua palavra (Sl 119:105).

Todo aquele que não observa a palavra de Deus pode ter ser candeeiro removido. A Bíblia relata no livro de apocalipse na carta a igreja de Éfeso um aviso importante para esta igreja e a de nossos dias. “Tenho contra ti que deixaste teu primeiro amor, lembra-te, pois de onde caíste.. arrepende-te e volta a prática das primeiras obras..” (Ap 2:4-5).

Na verdade o Senhor agiu mais uma vez com misericórdia, dando oportunidade a Igreja que se concertasse. O Senhor nunca sentencia um juízo sem que haja chance ao arrependimento. Só após a negligência desta admoestação que o Senhor removeria o candeeiro (Ap 2:5b). Os crentes de Éfeso havia abandonado seu Deus( O Espírito do Senhor).

Aqueles cristãos perderam a motivação de servir a Deus, o seu amor para com o Senhor que era a adoração a Ele. O pecado apaga a chama do amor de Deus em nossas vidas e acabamos vivendo como crentes religiosos, conformados a servir a Deus por obrigação a Deus e status. A igreja de Éfeso havia deixado de se relacionar com Deus como outrora, por isso que foi preciso tal exortação.

Um relacionamento que se esfria aos poucos só pode ser “incendiado” novamente pelo verdadeiro perdão e pelo resgate da paixão inicial. Para Éfeso só havia uma solução o arrependimento. Era preciso para Éfeso, lembrar do pecado, arrepender-se dele e “praticar” as primeiras obras. Tirar o castiçal significava que aquela igreja havia “deixado de iluminar” e ser luz para os outros.

A palavra diz que se “andarmos na luz”, como Cristo na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Cisto nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Andai como filhos na luz, pois somos luz no Senhor (Ef 5:8). Somente “no Senhor” somos luz.

Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. (Jo 12:35-36).


Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.(Jo 8:12)

O candeeiro removido demonstrava inoperância desta igreja. Ela deixou de ser diligente em suas obras para viver apenas de “ser chamada de igreja de Deus”.

E assim como todos castiçais do templo com os sete braços iluminaram o templo para o serviço, a Igreja de Deus deve iluminar os outros ao seu redor com a luz de Jesus. Apesar de ser um livro profético a história nos relata que por mais de mil anos, não tem havido igreja em Éfeso, ou seja, seu candeeiro realmente foi removido, porque não se arrependeu. A luz própria de Éfeso foi apagada por não ouvir o que o Espírito de Deus disse a seu respeito (Ap 2:7).

Não seja como a Igreja de Éfeso que não se arrependeu e teve seu candeeiro removido, por isso é hora de “acender suas candeias” arrependendo-se e voltando a Deus, ao primeiro amor.

Anderson Cassio Oliveira.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

É amanhã!

Amanhã na Igreja do Evangelho Quadrangular da Vila do Rangel às 19:30 tem culto abençoado.

NÃO PERCA É AMANHÃ!

Palavra de Deus para sua meditação

Lamentações – Capítulo 3

1 Eu sou o homem que viu a aflição causada pela vara do seu furor.   
2 Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.   
3 Deveras fez virar e revirar a sua mão contra mim o dia todo.   
4 Fez envelhecer a minha carne e a minha pele; quebrou-me os ossos.   
5 Levantou trincheiras contra mim, e me cercou de fel e trabalho.   
6 Fez-me habitar em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.   
7 Cercou-me de uma sebe de modo que não posso sair; agravou os meus grilhões.   
8 Ainda quando grito e clamo por socorro, ele exclui a minha oração.   
9 Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.   
10 Fez-se-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.   
11 Desviou os meus caminhos, e fez-me em pedaços; deixou-me desolado.   
12 Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.   
13 Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.   
14 Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo, e a sua canção o dia todo.   
15 Encheu-me de amarguras, fartou-me de absinto.   
16 Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza.   
17 Alongaste da paz a minha alma; esqueci-me do que seja a felicidade.   
18 Digo, pois: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor.   
19 Lembra-te da minha aflição e amargura, do absinto e do fel.   
20 Minha alma ainda os conserva na memória, e se abate dentro de mim.   
21 Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.   
22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;   
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.   
24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.   
25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.   
26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.   
27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.   
28 Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto Deus o pôs sobre ele.   
29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.   
30 Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.   
31 Pois o Senhor não rejeitará para sempre.   
32 Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão segundo a grandeza da sua misericordia.   
33 Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.   
34 Pisar debaixo dos pés a todos os presos da terra,   
35 perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo,   
36 subverter o homem no seu pleito, não são do agrado do senhor.   
37 Quem é aquele que manda, e assim acontece, sem que o Senhor o tenha ordenado?   
38 Não sai da boca do Altíssimo tanto o mal como o bem?   
39 Por que se queixaria o homem vivente, o varão por causa do castigo dos seus pecados?   
40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor.   
41 Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus no céu dizendo;   
42 Nós transgredimos, e fomos rebeldes, e não perdoaste,   
43 Cobriste-te de ira, e nos perseguiste; mataste, não te apiedaste.   
44 Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.   
45 Como escória e refugo nos puseste no meio dos povos.   
46 Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.   
47 Temor e cova vieram sobre nós, assolação e destruição.   
48 Torrentes de águas correm dos meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo.   
49 Os meus olhos derramam lágrimas, e não cessam, sem haver intermissão,   
50 até que o Senhor atente e veja desde o céu.   
51 Os meus olhos me afligem, por causa de todas as filhas da minha cidade.   
52 Como ave me caçaram os que, sem causa, são meus inimigos.   
53 Atiraram-me vivo na masmorra, e lançaram pedras sobre mim.   
54 Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado.   
55 Invoquei o teu nome, Senhor, desde a profundeza da masmorra.   
56 Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor.   
57 Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.   
58 Pleiteaste, Senhor, a minha causa; remiste a minha vida.   
59 Viste, Senhor, a injustiça que sofri; julga tu a minha causa.   
60 Viste toda a sua vingança, todos os seus desígnios contra mim.   
61 Ouviste as suas afrontas, Senhor, todos os seus desígnios contra mim,   
62 os lábios e os pensamentos dos que se levantam contra mim o dia todo.   
63 Observa-os ao assentarem-se e ao levantarem-se; eu sou a sua canção.   
64 Tu lhes darás a recompensa, Senhor, conforme a obra das suas mãos.   
65 Tu lhes darás dureza de coração, maldição tua sobre eles.   
66 Na tua ira os perseguirás, e os destruirás de debaixo dos teus céus, ó Senhor.