quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Em Caruaru, câmeras de segurança auxiliam no combate à criminalidade


Sistema de segurança da Destra flagra sete ocorrências por dia, em média.
Para socióloga, uso desses equipamentos revela traços dos municípios.

Em muitos municípios, a tecnologia tem sido uma grande aliada do poder público quando o assunto é segurança. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, de acordo com os dados da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), houve uma redução de práticas ilegais, após o uso das câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade.
A central de monitoramento da Defesa Civil funciona 24 horas e as ações são observadas por agentes especializados. No caso de uma ocorrência, as instituições competentes são acionadas imediatamente. As câmeras de segurança da Destra flagram em média sete ocorrências ao dia, incluindo infrações de condutores e crimes de outras naturezas. Já as câmeras de trânsito registram em média 15 ocorrências diariamente.
De acordo com os responsáveis pela organização do trânsito e pela guarda municipal, os equipamentos ajudam a inibir ações que põem em risco a segurança da população, diminuindo o número de ocorrências. “Foram registrados 166 acidentes de trânsito em 2012 e, em 2013, foram 118; infrações foram 96 em 2012 e, no ano passado, 24. Já na categoria de roubos e furtos, registramos uma queda de 74% em 2013", disse o diretor de Defesa Social de Caruaru, Rui Sales.
Para a socióloga Allene Lages, a presença das câmeras de monitoramento nos grandes centros urbanos revela alguns traços da estrutura econômica dos municípios. “Se é uma cidade violenta, que traz traços de desigualdades, as pessoas vão se sentir confortáveis e mais seguras com o uso de câmeras. Se a sociedade for mais justa, com menor desigualdade, o uso indiscriminado de câmeras vai causar desconforto”, segundo o entender da socióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário